Menu semanal: de 21 a 25 de setembro de 2015

salada de feijão branco

Meu Senhor, mas que calor. Confesso que não gosto deste clima. Fico cansada e indisposta. Por isso resolvi trazer sugestões bem leves para que a comida seja mais apetitosa.

SEGUNDA: Filet de frango com ervas, tomatinhos e azeitonas
Tempere 700 gr de filets de frango com sal e pimenta. Grelhe-os até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve.
Na frigideira em que grelhou os filets aqueça 1 colher de sopa de óleo. Junte aproximadamente 3 colheres de sopa de ervas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, tomilho… as que quiser), 1 xícara de tomatinhos inteiros e 1/4 de xícara de azeitonas. Coloque 3 colheres de sopa de vinho branco e deixe ferver. Tempere com sal. Assim que a pele dos tomatinhos começar a abrir, retorne os filets de frango para a frigideira e deixe-os aquecer. Sirva com arroz integral e salada.

TERÇA:  Bolinhos assados de peixe com grãos integrais e salada de almeirão
No processador bata 500gr de peixe branco (eu costumo usar St Peter) até desfazê-lo. Junte 1/2 xícara de cheiro verde picado, 1/4 de xícara de farinha de rosca peneirada, 2 colheres de sopa de molho inglês, 2 colheres de sopa de mostarda, 1 ovo ligeiramente batido, sal, pimenta do reino e 1 pimenta dedo de moça picada (opcional). Processe rapidamente apenas até combinar os ingredientes.
Tente moldar os bolinhos redondos, um pouco menores que um hambúrguer. Se a massa estiver muito mole e pegajosa, misture mais farinha de rosca. Ela não fica uma massa firme, mas deve ser possível moldar os bolinhos sem muita dificuldade.
Arrume os bolinhos num tabuleiro forrado com papel manteiga e untado com manteiga, pincele shoyu por cima e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até ficarem dourados.
Obs. Eles ficam deliciosos com um pouquinho de chutney de manga.

Sirva com grãos integrais e salada de almeirão.

QUARTA: Salada de feijão branco com linguiça de frango, vegetais e cebolas caramelizadas

Coloque numa tigela grande 250 gr de feijão branco cozido e frio. (calcule os 250g de feijão cru)

Tire a carne de dentro da membrana de 250 gr de linguiça de frango e leve à panela aquecida em fogo médio com um mínimo de óleo e, mexendo de vez em quando, deixe que fique bem sequinha. Quando estavam quase prontas, coloque 1/2 pimentão vermelho picado só para amolecer um pouco.

Junte ao feijão, além da linguiça já pronta, 1 pepino japonês fatiado, 1/2 cenoura ralada, 4 colheres de cheiro verde picadinho, 3 colheres de alcaparras picadas e azeite. Corrija o sal, se necessário.

Leve à panela em que fritou a linguiça aquecida com 1 colher de sopa de óleo, 2 cebolas médias fatiadas, sal e 1 colher de chá de açúcar. Deixe no fogo até ficarem bem douradinhas.

Coloque as cebolas sobre a salada e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Decore com alcaparrones e sirva

QUINTA: Salada de massa com pesto, iscas de frango douradas muçarela de búfala e tomates assados

Corte 4 tomates maduros e firmes em quatro partes, retire as sementes e arrume numa forma com a parte cortada para cima. Tempere com sal e pimenta, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até ficarem bem macios. Reserve.

Enquanto assa os tomates prepare o frango e o pesto.

Para o frango aqueça 2 colheres de sopa de óleo numa panela. Junte 500 gr de iscas de peito temperadas com sal e pimenta e, mexendo esporadicamente, deixe que fiquem douradas. Reserve.

Para o pesto bata no liquidificador 1 maço de manjericão, 3 colheres de sopa de parmesão, 3 colheres de sopa de nozes picadas, 1 colher de chá de alho picado e vá adicionando azeite.até ficar um creminho leve. Mais fino que um patê. Experimente e veja se precisa de sal, depende do queijo.

Para a montagem coloque numa tigela grande 1 embalagem de massa curta cozida de acordo com a embalagem e fria. Junte o frango e o pesto e misture delicadamente. Decore com os tomates assados, bolinhas de muçarela de búfala. Sirva fria.

SEXTA: Salada de arroz com presunto e vegetais

Coloque numa tigela grande 3 xícaras de arroz cozido. Junte: 1 xícara de presunto em cubinhos, 1 xícara de muçarela em cubinhos, 2 xícaras de brócolis cozido e picado, 1 xícara de milho verde, 1/4 de xícara de azeitonas picadas, 3 colheres de sopa de salsinha picada, raspas de 1 limão  e 2 colheres de sopa de azeite. Misture tudo muito bem e sirva geladinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s