Rosbife de filé mignon com vinagrete de tapenade

Rosbife 3

vinagrete de tapenade

Com este calor o que apetece é comida fria. Pensando no fim de semana, resolvi colocar esta receita que apesar de ir ao fogo, pode ser feita com antecedência. Pode não, deve ficar na geladeira por algumas horas, no mínimo ou feita de um dia para o outro. E aí, enquanto repousa, você pode se refrescar e só lembrar dela na hora de comer.

Rosbife 2

Para fazer esta delícia, amarre 1 peça de filé mignon de aproximadamente 1kg (extra limpa) com barbante de maneira que mantenha seu formato arredondado depois de cozida. Tempere com sal e pimenta todos os lados da carne, massageando-a com os temperos para que fiquem bem impregnados. (eu dividi a minha em 2 partes porque ela não caberia inteira na panela).

Aqueça, numa panela grande, 3 colheres de sopa de óleo. Quando estiver BEM quente, ainda em fogo alto, coloque o filet mignon. Com ajuda de uma pinça, vire a carne toda vez que a superfície em contato com a panela estiver corada, até que todos os lados estejam bem dourados. (não use garfo para que a carne não perca seus sucos)

Abaixe o fogo e continue virando a carne de tempos em tempos por aproximadamente 20 minutos, para atingir o ponto em que estão as fotos (bem cruzinho no meio). Se quiser um pouco mais bem passado, deixe a carne por 30 minutos na panela. Desligue o fogo, coloque o filé numa travessa e leve-o à geladeira por pelo menos 4 horas (é importantíssimo deixar na geladeira para que não sangre na hora de cortar). Na hora de servir, retire o barbante e corte finamente.

Eu servi com 3 acompanhamentos: salada de batatas (só batatas cozidas em cubos temperadas com sal, pimenta do reino, azeite e salsinha picada), mostarda e um vinagrete de tapenade que inventei na hora com as coisinhas que tinha na geladeira.

Para o vinagrete de tapenade é só misturar 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas, 1/3 de xícara de alcaparras picadas, 1/3 de xícara de salsinha picada, 1/4 de xícara de damascos picados, 1/4 de colher de chá de alho micropicado, raspas e suco de 1 limão e 1/2 xícara de azeite. Ficou com um sabor incrível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s