Menu semanal: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2015

O tempo está maluco. Semana passada fez um calor absurdo em São Paulo. Ontem tivemos uma chuva bem forte e hoje amanheceu fresquinho. Planejar um menu com esta variação inesperada de temperatura não é tarefa fácil. Espero que gostem e aproveitem este aqui.

SEGUNDA: Omelete assado de cogumelos, arroz e salada de cenoura, beterraba e salsão crus.

OMELETE: Limpe 400 gr de cogumelos frescos (o tipo que mais gostar ou uma mistura deles). Numa panela derreta 2 colheres de manteiga. Acrescente 1/2 cebola ralada e assim que ela parar de soltar vapor, adicione os cogumelos. Deixe-os refogar até  que comecem a suar. Tempere com sal e pimenta do reino, desligue o fogo e reserve.

Numa tigela grande bata 6 ovos até ficarem homogêneos mas sem criarem muita espuma. Misture 1 xícara de leite, 1/2 xícara de parmesão ralado, 1/4 de xícara de salsinha picada e os cogumelos reservados. Coloque a mistura num refratário untado com manteiga e leve ao forno até que a superfície fique dourada (entre 30 e 40 minutos).

SALADA: no ralo groso rale 1 cenoura grande e 1 beterraba média. Pique 2 talos de salsão em pedaços pequenos.

Numa tigela coloque 2 colheres de sopa de mel. Adicione 3 colheres de sopa de mostarda amarela ou Dijon. Junte 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico e 1 colher de chá de sal. Misture todo mundo muito bem.

Junte o azeite em fio, sem parar de bater. Bata como quem bate ovos para fazer omelete. Coloque azeite até que o molho fique grossinho e sedoso. Coloque a cenoura, a beterraba e o salsão na tigela em que fez o molho e misture bem. Deixe tomar gosto por aproximadamente 30 minutos.

Sirva a omelete e a salada com arroz branco ou integral.

TERÇA: Coxas marinadas com geleia de laranja, purê de mandioquinha e salada verde

Arrume 1 kg de coxas de frango num refratário. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve.

Numa tigela coloque 2 colheres de sopa de geleia de laranja, 2 dentes de alho picados, 1 colher de sopa de vinagre branco e 2 colheres de sopa de vinho branco. Misture tudo muito bem e besunte as coxas com esta mistura.

Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 45 minutos ou até que as coxas fiquem douradas.

Sirva com purê de mandioquinha e salada verde.

QUARTA: Bifes de alcatra com molho de palmito, arros de cenoura e passas e salada de pepino

BIFES: Tempere 700 gr de bifes de alcatra com sal e pimenta. Numa panela, aqueça 2 colheres de sopa de óleo e doure os bifes dos dois lados. Reserve.

Na mesma panela (sem lavar) coloque 1/2 cebola picada e 1 vidro de palmito em rodelas (sem a água). Deixe refogar até a cebola murchar. Acrescente 2 caixinhas de creme de leite OU 1 copo de requeijão e 2 colheres de sopa de salsinha picada.

Retorne os bifes à panela e deixe ferver novamente.

ARROZ: Numa panela aqueça 1 colher de sopa de óleo e faça um refogado com 1 cebola picada, 1 cenoura ralada e 3 colheres de sopa de uvas passas. Assim que a cebola murchar, acrescente 3 xícaras de arroz cozido, misture e deixe aquecer.

Assim que estiver bem quente sirva com os bifes e uma salada de pepino.

QUINTA: Espaguete na manteiga com filé de frango à pizzaiola

Tempere 500 gr de filé de frango com sal e pimenta. Arrume-os em um refratário. Por cima dos filets arrume rodelas de tomates sobrepostas (cerca de 2 rodelas para cada filet), tempere com sal e azeite. Cubra os tomates com muçarela fatiada ou ralada (cerca de 250gr) e tempere com orégano. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média até que os filés estejam cozidos (cerca de 30 minutos).

Sirva com espaguete na manteiga polvilhado com parmesão.

SEXTA: Escondidinho de bacalhau com purê de batata doce e salada verde.

Dessalgue cerca de 500 gr de bacalhau. Coloque-o em água fervente até que comece a abrir em lascas. Retire da água, deixe esfriar e desfie, descartando pele e espinhas.

Numa panela aqueça 4 colheres de sopa de azeite. Adicione 3 dentes de alho amassados e 1 cebola picada. Assim que a cebola murchar coloque o bacalhau, 1/2 xícara de azeitonas picadas e 1/4 de xícara de salsinha picada. Corrija o sal, se necessário.

Cozinhe cerca de 500 gr de batata doce descascada em água e sal. Assim que estiver macia, escorra e passe pelo espremedor. Volte a batata doce para a panela, leve ao fogo médio e acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e leite até que atinja a consistência desejada, mexendo sempre.

Arrume o bacalhau no fundo de um refratário, cubra com o purê de batata doce e polvilhe com uma mistura de 3 colheres de sopa de parmesão e 3 colheres de sopa de farinha de rosca. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos até que a crostinha de queijo fique dourada.

Retire do forno e sirva com salada verde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s