Filé mignon ao molho de cogumelos frescos

file cogumelos frescos 2

Ontem não estava a fim de fazer nada que demorasse muito para o jantar. Não estava a fim de passar um tempão na cozinha. Havia descongelado uns escalopes de filé mignon e, com o que encontrei na geladeira, elaborei este prato que fez o maior sucesso.

file cogumelos frescos 1

Para fazer igualzinho, tempere 700 gr de escalopes de filé com sal e pimenta. Numa panela aqueça 1 colher de sopa de óleo e passe os filés (aos poucos) até que todos estejam dourados dos dois lados. Reserve.

Na mesma panela que passou os escalopes, derreta 1 colher de sopa de manteiga. Assim que derreter junte 1 cebola média picada (usei roxa) e, quando estiver translúcida, coloque 2 bandejas de cogumelos higienizados e picados (usei cogumelos paris mas pode usar o que preferir). Assim que os cogumelos começarem a soltar seus líquidos, junte 3 colheres de sopa de molho inglês, 2 colheres de sopa de vinho branco e 1 colher de sopa de mel. Deixe levantar fervura e, depois de 2 minutos engrosse o líquido com 1 colher de chá de maisena diluída eu um tico de água.

Volte os escalopes para a panela junto com algum suco da carne que tenha ficado na travessa em que foram reservados. Deixe voltar a ferver e sirva imediatamente.

Para acompanhar, cozinhe 500 gr de batatas descascadas e picadas em cubos médios em água com sal. Assim que ficarem macias (mas sem desmanchar), escorra. Na mesma panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de salsinha picada. Volte as batatas para a panela, tempere com pimenta do reino e sirva com os filés.

Em meia hora o jantar estava pronto e ficou muito bom!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s