Menu semanal de 05 a 09 de outubro de 2015

E chegamos a outubro! O ano acabará em um picar de olhos. Já já começarei a fazer os planos para as festas de final de ano. Mas, enquanto isso não acontece, vamos cuidando de variar as comidinhas do dia a dia para que nossos momentos em família fiquem mais gostosos.

creme de feijão branco

SEGUNDA: Creme de feijão branco com filet suíno picante

Deixe 500 gr de feijão branco de molho desde cedo. Depois de 4 horas de molho leve o feijão à panela de pressão, coloque água limpa, 4 folhas de louro e um 2 colheres de sopa de óleo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos contados a partir do momento que a panela começou a chiar.
Depois disso, deixe a pressão sair completamente e abra a panela. Se o feijão já estiver bem macio, tempere com um refogado de 1 cebola média picada, 2 dentes de alho amassados e sal feito em 3 colheres de sopa de azeite.
Retire as folhas de louro e bata com o mixer ou liquidificador até virar um creme bem lisinho.

O filet mignon suíno é assim: fatie 500 gr de bifinhos suínos em iscas e tempere com sal, 2 colheres de sopa de pimenta sriracha e 2 colheres de sopa de mel. A sriracha é um  molho de pimenta oriental cujo sabor eu gosto muito mas pode ser usado qualquer molho de pimenta, como Tabasco, por exemplo. Deixe marinar por 1 hora e leve à frigideira com 1 colher de sopa de óleo e 1 cebola fatiada até ficar dourado.
Sirva o creme com o filet mignon suíno no centro do prato, tudo bem quentinho numa noite fresca.
Dicas: Você pode variar a carne, omitir a pimenta se não gosta de coisas picantes ou tem crianças em casa. Tempere diferente use shoyu, alho e mel, por exemplo. Mude a cor do feijão. Enfim, utilize o que tem na geladeira e na despensa e faça uma refeição nutritiva e deliciosa para a família.

TERÇA: Filé de peixe com molho de agrião, arroz branco e cenouras refogadas

Numa panela aqueça 1 colher de sopa de óleo. Refogue 1 dente de alho e 1/2 cebola picados. Adicione 3 xícaras de folhas e talos de agrião e mexa até que comecem a murchar. Tempere com sal e pimenta do reino.
Leve o conteúdo da panela ao liquidificador. Deixe esfriar um pouco e junte 1 caixinha de creme de leite. Bata tudo muito bem.
Passe pela peneira, retorne à panela é deixe ferver. Corrija o sal e sirva sobre 700 gr de filets de peixe (st peter, pescada, linguado…) temperados com sal e pimenta e grelhados.

Sirva os filets acompanhados de arroz branco e cenoura refogada.

QUARTA: Carne oriental com cebola, pimentão, salsão e ervilha torta

Coloque 500 gr de iscas de filet mignon numa tigela. Tempere-as com 3 colheres de sopa de shoyu e 2 colheres de sopa de maisena. Mexa bem. As iscas devem ficar recobertas por um mingauzinho marrom da mistura do shoyu e da maisena. Deixe marinar por uns minutinhos.
Numa panela grande aqueça 1 colher de sopa de óleo e frite uma pequena porção das iscas até ficarem douradas e reserve. Repita a operação até terminarem as iscas.
Na mesma panela coloque mais 1 colher de sopa de óleo e deixe aquecer bem. Adicione 1 cebola grande em cubos, 1 pimentão em tiras, 2 talos de salsão picados, 1 cenoura em rodelas bem finas e 1 xícara de ervilhas tortas cortadas na metade. Assim que começarem a tostar, coloque 3 colheres de sopa de shoyu. Retorne a carne para a panela e deixe ferver. Assim a maisena que a recobre engrossará o shoyu.
Depois de pronta, polvilhe 2 colheres de sopa de gergelim tostado sobre a carne e sirva com arroz misturado com ovos mexidos, presunto e cebolinha todos os acompanhamentos muito bem picadinhos.

QUINTA: Espaguete ao molho cremoso de frango e cogumelos

Limpe 2 bandejas de cogumelos com papel absorvente ou um pano seco (pode ser cogumelo branco, paris, shitake, shimeji ou uma mistura deles). Fatie e reserve. Se usar shitake, descarte os cabinhos.
Pique 1/2 cebola bem miudinho.
Aqueça 1 colher de manteiga numa frigideira, refogue a cebola até que fique transparente. Junte os cogumelos e refogue-os até que comecem a murchar. Retire da panela e reserve.
Na mesma panela aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Junte 500 gr de iscas de frango temperadas com  sal e pimenta e, quando estiverem quase cozidas, junte 1 dente de alho picado.
Acrescente 1 xícara de creme de leite (fresco ou de caixinha) e deixe ferver até reduzir e engrossar um pouco.
Volte os cogumelos para a panela, corrija o sal e acrescente 2 colheres de sopa de cheiro verde.
Sirva sobre 500 gr de espaguete cozido.

SEXTA: Hambúrguer caseiro com tomate concassé, manjericão e muçarela de búfala

Numa tigela coloque 500gr de fraldinha ou maminha moída (a carne utilizada deve ter um percentual de gordura para que o hambúrguer não fique seco), 1/2 cebola ralada ou processada, sal e pimenta do reino. Misture bem mas sem exagerar para que a carne não vire uma pasta e assim fique dura ao grelhar.
Molde os hambúrgueres utilizando um pratinho de sobremesa ou uma xícara medida para que todos fiquem iguais. Regule a altura de acordo com o gosto da sua família, quanto mais alto, mais mal passado ficará o interior do hambúrguer.
Aqueça bem uma frigideira grande e grossa, coloque um fio de óleo e grelhe os hambúrgueres.
Assim como os bifes, não use garfo, não aperte e não fique virando todo o tempo. Grelhe de 3 a 4 minutos de cada lado. No último minuto, coloque sobre o hambúrguer 2 tomates picadinho com 2 colheres de sopa de manjericão e 1 embalagem pequena de muçarela de búfala fatiada. Tampe a frigideira e deixe a muçarela derreter. Sirva com pão de hambúrguer e folhas de rúcula, se gostar.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Menu semanal de 05 a 09 de outubro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s