Menu semanal: de 13 a 16 de outubro de 2015

Semana curta e preguiçosa pós feriado. Mas nem por isso precisamos ficar sem inspiração para nossa comidinha caseira. Querem ver as sugestões?

TERÇA: carne moída com milho verde, chuchu gratinado e arroz integral

Carne moída: numa panela aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Junte 500 gr de carne moída e refogue até que esteja escura, soltinha e sem líquido no funda da panela. Tempere com sal e pimenta do reino. Adicione 1/2 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Assim que a cebola estiver translúcida, coloque 1 lata de milho escorrida e 3 colheres de sopa de salsinha picada. Mexa bem, corrija o sal e sirva.

Chuchu: Descasque, pique em cubos e cozinhe 4 chuchus médios em água e sal até que fiquem al dente. Não deixe amolecer demais.

Unte um refratário com azeite. Coloque os chuchus cozidos, tempere com sal e pimenta e mais um pouco de azeite.

Misture 1 copo de requeijão com 1 caixinha de creme de leite e um pouquinho de noz moscada, coloque sobre o chuchu e polvilhe com 1/2 xícara de parmesão ralado misturado com 2 colheres de sopa de farinha de rosca.

Leve ao forno pré aquecido até que o parmesão fique dourado.

Obs. Esta é uma ótima receita para aproveitar aqueles restinhos de queijo que ficam na geladeira. Você pode ralar no ralo grosso ou desfazer o queijo com a mão e misturar com a mistura de creme e requeijão. Dá um saborzinho ótimo e evita desperdícios

QUARTA: bifes de alcatra ao molho de mostarda com purê de feijão branco e amêndoas tostadas

Bifes: Tempere 500 gr de bifes de alcatra com sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira untada com óleo e grelhe os bifes até que fiquem dourados. Reserve.

Na mesma frigideira (sem lavar), aqueça 1 caixinha de creme de leite e 3 colheres de sopa de mostarda. Assim que começar a ferver, adicione 1 colher de sopa de mel e corrija o sal. Volte os bifes para a panela e deixe levantar fervura novamente. Sirva.

Purê de feijão branco: Numa panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite. Adicione 1 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Refogue até que ela comece a dourar. Junte 2 latas de feijão branco escorridas ou 2 xícaras de feijão branco cozido em casa e 2 xícaras de água. Deixe ferver.

Assim que a mistura esfriar um pouco, bata com o mixer ou leve ao liquidificador e bata até transformar-se num purê (ele não precisa ficar tão lisisnho). Sirva com amêndoas laminadas e tostadas por cima.

QUINTA: Enroladinhos de pescada com cream cheese  acompanhados de massa com limão e abobrinha

Pescada: tempere 500 gr de filets de pescada (fininhos, de preferência) com sal e pimenta do reino. Numa tábua arrume 1 fatia de bacon bem esticadinha e, sobre ela, a pescada temperada. Coloque 1 colher de cream cheese na ponta mais estreita do filé, enrole tudo com cuidado, a partir da ponta mais fina até que bacon, pescada e cream cheese virem um rolinho. Prenda com um palito e arrume numa assadeira forrada com 2 camadas de folhas de alface. Repita a operação até que os filés de pescada acabem. Regue tudo com azeite, feche com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido com 15 minutos, tire o papel alumínio e deixe o bacon dourar por mais 10 minutos. Se seu forno tiver grill, substitua a segunda etapa de forno por 6 minutos embaixo do grill.

Massa: Numa panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite, junte 1 dente de alho amassado e, assim que começar a dourar, coloque 2 abobrinhas pequenas em cubos. Coloque o fogo no máximo. Tempere com sal e pimenta do reino e mexa de vez em quando. Assim que a abobrinha começar a dourar, junte 500 gr de massa cozida de acordo com as instruções da embalagem, raspas de 1 limão e suco de 2 limões. Adicione 1/2 concha da água do cozimento da massa, corrija o sal, misture bem e sirva.

SEXTA: Filet de frango ao molho de gorgonzola com crumble de tomates

Filet: tempere 500 gr de filet de frango com sal e pimenta. Numa panela aqueça 2 colheres de sopa de óleo e doure os filets dos dois lados. Reserve.

Na mesma panela adicione 1 xícara de gorgonzola esfarelado, 1/2 copo de requeijão e 1/2 xícara de leite. Mexa até começar a ferver. Volte os filets para a panela e deixe voltar a ferver novamente.

Crumble: Retire as sementes de 4 tomates bem vermelhinhos. Pique-os em cubinhos e coloque-os numa tigela. Tempere com 3 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta do reino, 2 dentes de alho amassados e folhas inteiras de manjericão (se forem das pequenas, melhor. Misture bem e deixe repousar por 30 minutos para que solte bastante líquido.

Leve 2 pães franceses amanhecidos e sem casca ao processador e bata até ficar uma farofa. Misture 1 xícara de parmesão ralado e 2 colheres de sopa de salsinha bem picada.

Unte um refratário com óleo. Coloque os tomates no fundo (pegue com uma escumadeira para ir o mínimo de líquido possível para o refratário). Cubra todo o tomate com a mistura de pão e parmesão e leve ao forno até que a camada de pão esteja dourada e crocante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s