Faláfel

falafel 8

Eu nunca tinha feito faláfel em casa. Embora ame, evito fazer frituras.

Meu filho, muito crédulo, pediu que eu fizesse. Convidei o rapaz para comer no restaurante mas ele disse que tinha certeza de que se eu fizesse ficaria melhor do que no restaurante.

Olha, não digo que ficou melhor do que o dos bons restaurantes mas ficou muito, mas muito bom mesmo.

falafel 3

A receita que passarei para você minha mãe ganhou de uma senhora turca, vizinha dela, que não está mais entre nós. Ela é deliciosa e prática, já que você não precisa moldar os bolinhos. Eles vão à fritura às colheradas.

Ela rendeu 50 bolinhos do tamanho de um bolinho de arroz.

Vamos conhecer esta receita linda?

Deixe de molho em água 500 gr de grão de bico por no mínimo 8 horas. Eu coloquei a noite para usar no dia seguinte.

Retire todo o grão de bico da água e coloque no processador: metade do grão de bico, 1/2 cebola grande picada, 1/2 colher de chá de cominho em pó, 1/2 xícara de chá de salsinha picada, 1/2 xícara de chá de coentro picado e sal. (se não gostar de coentro coloque 1 xícara de salsinha), 4 dentes de alho e sal. Bata até virar uma pasta micro granulada. No começo o grão de bico fica em pedaços maiores e você deve parar o processador, misturar a massa com uma colher e voltar a bater até que fique tudo bem verdinho e com grânulos bem pequenos. Repita a operação mais uma vez para acabar com o grão de bico.

ATENÇÃO: Se você ficou com dúvida, eu não esqueci de nada, o grão de bico vai sem cozinhar para o processador. E nem vai óleo, ovo, farinha ou água para dar consistência.

falafel 7

Meu processador é dos grandes e eu tive que fazer a receita em duas etapas porque ela é volumosa. Portanto, tome cuidado com a quantidade de ingredientes que põe no seu processador para não inviabilizar a mistura.

O importante é manter a proporção 500 gr de grão de bico, 1 cebola grande, 1 xícara de salsinha e 1 xícara de coentro ou 2 xícaras de salsinha.

Depois de pronta a massa, aqueça óleo numa panela pequena. Não tenha dó de colocar óleo, quanto mais em imersão o faláfel ficar, mais sequinho será o resultado final.

Depois do óleo quente, molde os bolinhos com auxílio de duas colheres, como fazemos bolinho de arroz, e jogue direto na panela. Assim que ficarem bem dourados retire da panela e coloque em papel absorvente.

Eu servi com um molhinho feito com 2 colheres de chá de tahine, 1 colher de chá de suco de limão, 4 colheres de chá de água e sal, tudo bem misturadinho. E uma salada feita com 1 pepino japonês grande fatiado, 1 copos de iogurte natural, 1 dente de alho amassado, 1/4 de xícara de folhas de hortelã picada, 3 colheres de sopa de azeite e sal.

Isso tudo e discos de pão sírio bem gostosos fizeram a alegria da família.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s