Menu semanal de 26 a 30 de outubro de 2015

Semana passada não consegui publicar o menu semanal. Peço desculpas. Tive uma semana inviável para isso.

Mas, para compensar, caprichei no menu desta. Espero que apreciem.

SEGUNDA: Arroz, feijão, bife acebolado e bolinho de espinafre

Bolinho: numa tigela grande coloque 1 maço de espinafre cozido no vapor picado bem miudinho, 1 cebola pequena picada bem miudinho, 1 dente de alho amassado, 2 ovos, 1 xícara de farinha de trigo,1/2 xícara de parmesão ralado, sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem (caso ache necessário, use as mãos). A massa vai ficar bem molinha.

Aqueça óleo numa panela pequena (eu faço o teste do palito de fósforo). Depois de aquecido, deixe o óleo em fogo médio. Coloque os bolinhos às colheradas no óleo quente (não coloque muitos bolinhos ao mesmo tempo, eles ficam melhores se fritos em algumas etapas). Assim que forem ficando dourados, coloque-os sobre papel absorvente e, depois de terminada a fritura, sirva.

TERÇA: Arroz integral, postas de cação ao molho de moqueca e farofa de banana

Moqueca: Unte uma panela funda (se for de barro mais gostoso ainda) com 3 colheres de óleo (ou dendê, se gostar) faça camadas com 2 cebolas em rodelas, 2 tomates em rodelas, 1 kg de postas de cação temperadas com sal e pimenta do reino, rodelas de 2 pimentões (eu gosto de por de duas cores). Tempere com sal, pimenta do reino, 3 colheres de sopa de cheiro verde picado, 3 colheres de sopa de coentro picado (se gostar) e 1/2 pimenta dedo de moça picada sem sementes (também se gostar).

Tampe a panela e leve ao fogo baixo. Quando os vegetais começarem a ficar macios, adicione 1 garrafinha de leite de coco com 1 colher de sopa de maisena diluída nela. Aumente o fogo e deixe ferver até os vegetais ficarem macios e o peixe cozido.

Se não gostar de cação, use outro peixe. Se quiser, adicione 2 xícaras de camarões médios limpos para a gostosura ficar completa.

Farofa: derreta 2 colheres de sopa de manteiga com 1 colher de sopa de óleo. Junte 1/2 xícara de bacon até ele derreter e começar a ficar crocante. Coloque 2 cebolas em pedaços médios e deixe refogar até que amoleçam. Junte 1/2 xícara de azeitonas, 1/4 de xícara de cheiro verde picado. Neste momento acrescente 2 bananas em rodelas, assim que a mistura voltar a aquecer, adicione farinha de mandioca torrada e/ou farinha de milho aos poucos até atingir a consistência que gostar. Tempere com sal e sirva. Eu gosto mais úmida mas há quem goste mais sequinha.

QUARTA: Yakissoba

Coloque cerca de 350 gr de iscas de frango numa tigela. Tempere-as com 3 colheres de sopa de shoyu e 2 colheres de sopa de maisena. Mexa bem. As iscas devem ficar recobertas por um mingauzinho marrom da mistura do shoyu e da maisena. Deixe marinar por uns minutinhos.
Numa panela grande aqueça 2 colheres de sopa de óleo e frite uma pequena porção das iscas e reserve. Repita a operação até terminarem as iscas.
Na mesma panela coloque mais 1 colher de sopa de óleo e deixe aquecer bem. Adicione 2 colheres de sopa de gengibre fresco bem picadinho, 1 xícara de cebola em cubos grandes, 1 xícara de pimentão em cubos, 1 xícara de ervilha torta e 1/2 xícara de cenoura em fatias finas. Assim que começarem a tostar, coloque 1/4 de xícara de shoyu e 1/2 xícara de água. Retorne a carne para a panela e deixe ferver. Assim a maisena que a recobre engrossará o shoyu. Se o molho ficar ralo, pode engrossar com um pouco mais de maisena.
Enquanto o frango e os vegetais finalizam, cozinhe 1/2 pacote de macarrão para yakissoba (é parecido com macarrão instantâneo mas o pacote é grande) (se não gostar ou não encontrar faça um espaguete ou sirva com arroz branco).

Assim que cozinhar a massa, coloque-a sobre a carne e misture, polvilhe cebolinha fatiada e sirva imediatamente.

QUINTA: Filet a parmegiana, arroz e batata frita

Filet: Besunte 700 gr de escalopes de filé mignon (ou outra carne para bife) com um pouco de óleo e depois tempere com sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho amassados. (o óleo é fundamental para a massa de milanesa não solte depois).

Arrume 3 tigelas rasas: a primeira com farinha de trigo, a segunda com claras de ovos levemente batidas e a terceira com farinha de rosca. Empane os filés na ordem das três etapas. No final, aperte levemente a farinha de rosca com as mãos para que a massa grude na carne.

Numa frigideira aqueça óleo e assim que estiver bem quente, baixe para fogo médio e frite os filés empanados aos poucos. Tire-os do óleo quente quando estiverem dourados dos dois lados.

Arrume os filés fritos num refratário, coloque 2 fatias de muçarela sobre cada filet e cubra todos com 2 xícaras de molho ao sugo bem encorpado. Leve o refratário ao forno até o queijo derreter e o molho ficar bem quente. Sirva imediatamente com arroz e batata frita.

SEXTA:  Penne ao molho de parmesão com filet de frango grelhado

Penne: faça um molho bechamel mais ralo. Numa panela grande derreta 3 colheres de manteiga, adicione 3 colheres de sopa de farinha de trigo mexendo vigorosamente. Refogue até a farinha cozinhar. Coloque 2 xícaras leite frio ou gelado de uma vez e mexa sem parar. A mistura vai engrossar assim que voltar a ferver. Junte mais leite aos poucos até conseguir a consistência de um mingau leve. Adicione 1 1/2 xícara de parmesão ralado fino e 1 pitada de noz moscada ralada. Corrija o sal, se necessário.

Assim que 500 gr de penne estiverem cozidas al dente, junte 1 concha da água do cozimento da massa ao molho e coloque a massa bem escorrida na panela do molho. Misture delicadamente para não quebrar. Sirva imediatamente polvilhado com mais queijo ralado.

Filé de frango: tempere os 750 gr de filet de frango com sal, pimenta do reino e 2 colheres de sopa de mostarda. Grelhe os filés em uma frigideira untada com óleo até que fiquem dourados dos dois lados. Assim que ficarem prontos, coloque raspas de limão sobre os filés e sirva com a massa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s