Sopa de feijão azuki

azuki 1

Com este tempinho fresco que se instalou em São Paulo, dá vontade de comer uma sopinha gostosa em quentinha, principalmente no jantar.

Fiz esta com feijão azuki porque amo a cor meio marrom meio vinho dele. Fora que dizem por aí (não tenho certeza) de que ele é mais nutritivo que os demais feijões. Mas isso uma nutricionista por confirmar ou não.

Deixe 250 gr de feijão azuki de molho por 3 horas. Descarte a água e coloque na panela de pressão. Cubra os grãos com água de maneira que a água os ultrapasse em dois dedos, adicione 2 folhas de louro, 1 linguiça calabresa inteira e 1 colher de chá de óleo.

Tampe a panela e conte 15 minutos depois que começar a chiar. Retire a pressão, abra a panela e verifique se os grãos estão bem macios. Se não estiverem repita a operação a cada 5 minutos. Retire a linguiça, descarte as folhas de louro e reserve o feijão assim que ficar macio, deixando-o com a tampa da panela aberta para esfriar um pouco.

azuki 4

Em outra panela aqueça 2 colheres de sopa de óleo e acrescente 1 cebola média picada e 2 dentes de alho amassados. Assim que a cebola ficar translúcida, adicione ao feijão e mexa.

Bata o feijão com um mixer ou no liquidificador (cuidado, se ele estiver muito quente pode fazer a tampa do liquidificador explodir) até que fique um creme. Se ficar muito grosso, coloque mais água. Dica: se você não quiser bater, não é necessário, deixe os grãozinhos aparecerem no caldo grosso. Eu fiz assim desta vez.

Volte a panela (aberta) ao fogo e, assim que começar a ferver adicione 1 cenoura grande em fatias finas e 1/2 xícara de macarrão miúdo para sopa. Deixe ferver em fogo baixo até que cenoura e massa estejam cozidos mas sem desmanchar. Enquanto cozinha, fatie a linguiça em rodelas e junte novamente ao feijão.

Assim que tudo estiver pronto, experimente e veja o quanto tem que colocar de sal. Algumas linguiças são bem salgadas.

Eu servi bem quente acompanhada de uma misturinha de 1/2 xícara de azeite de oliva, 1/4 de xícara de cebolinha picada e um tico de sal.

Fica deliciosa e reconfortante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s