Menu semanal de 09 a 13 de novembro de 2015

Tive que me ausentar do blog na semana passada mas estou aqui de volta firme e forte com um menu semanal criativo e gostoso.

Vamos lá?

quibe de abobora 4

SEGUNDA: Quibe de abóbora com salada de pepino e iogurte

Coloque metade de 1 pacote de trigo para quibe numa tigela grande. Ferva aproximadamente 1 litro de água e jogue sobre o trigo. Mexa para misturar e deixe repousar por 1 hora.

Corte 500 gr de abóbora (eu usei pescoçuda mas a japonesa é ótima também) em cubos. Tempere com cubos com sal e pimenta e cozinhe no vapor para não se encharque com água. Assim que a abóbora estiver bem macia, coloque-a em uma tigela e amasse-a com um garfo.

Numa panela pequena, aqueça 3 colheres de sopa de azeite. Junte 1 cebola grande picada e 3 dentes de alho picados. Deixe refogar até a cebola ficar translúcida. Tempere com sal e reserve.

Amasse cerca de 200 gr de ricota, junte 1/4 de xícara de passas e 1/4 de xícara de azeitonas pretas picadas. Tempere com 2 colheres de sopa de azeite e sal. Reserve.

Depois de 1 hora, esprema o trigo num pano limpo para que perca o excesso de água.

Coloque o trigo e o refogado de alho e cebola na tigela da abóbora amassada. Junte depois 1/4 de xícara de cebolinha picada, 1/2 xícara de salsinha picada, sal, pimenta do reino, 1/2 colher de sopa de cominho em pó e 3 colheres de sopa de azeite. Misture bem e experimente o sal para corrigi-lo, se necessário.

Unte um refratário com azeite. Coloque metade da massa de abóbora e trigo espalhando e nivelando bem. Por cima desta primeira camada, espalhe o recheio de ricota e, por último, cubra com o restante da massa de abóbora. Faça riscos sobre a massa com uma faca fina e pincele com azeite. Coloque uma fatia fina de cebola em cada quadrado ou losango formado.

Leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até que fique dourado. Sirva com uma salada de pepino japonês cortado em rodelas finas, e temperado com sal, pimenta, 1/2 dente de alho esmagado, 1 copo de iogurte natural e 3 colheres de sopa de azeite. Misture bem e conserve em geladeira.

quibe de abóboora 1

TERÇA: Filé de peixe grelhado e arroz de abobrinha com limão

Aqueça 2 colheres de azeite numa panela, adicione 1 abobrinha média cortada em cubos e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe que refogue até ficar dourada (cerca de 10 minutos), mexendo de vez em quando. Junte 3 xícaras de arroz cozido e misture. Junte raspas e suco de 1 limão, mexa e deixe no fogo até a mistura esteja quente, Sirva com peixinho grelhado.

QUARTA: Bisteca suína com erva doce e tomatinhos com salada morna de lentilha

Tempere 700 gr de bistecas suínas com sal e pimenta. Numa panela untada com óleo, grelhe as bistecas aos poucos, sem sobrepô-las. Reserve num refratário coberto por papel alumínio no forno aquecido e desligado.

Na mesma panela em que grelhou as bistecas, aqueça 1 colher de sopa de azeite e adicione 1 bulbo pequeno de funcho fatiado fininho (há quem o chame de erva doce também). Quando ele começar a murchar, junte 1 xícara de tomatinhos, tempere tudo com sal e pimenta e deixe no fogo até os tomates começarem a murchar.

Coloque a mistura de funcho e tomatinhos sobre as bistecas e sirva. (recomendo fazer o refogado de vegetais na hora de comer, para que não fique murcho).

Salada de lentilha: cozinhe 250 gr de lentilha em água com 2 folhas de louro (eu não costumo usar pressão para as lentilhas porque elas cozinham muito rápido). Cozinhe até que fiquem al dente. Escorra a água e reserve na panela do cozimento para que não fiquem totalmente frias.

Numa tigela grande coloque 1/3 de xícara de azeite, 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 1 colher de sopa de mostarda, sal e pimenta. Misture bem. Adicione 1/3 de xícara de cheiro verde picado e as lentilhas mornas reservadas. Misture até ficar homogêneo.

Experimente o tempero e veja se precisa corrigir algo. Sirva.

QUINTA: Penne ao molho de calabresa com brócolis

Cozinhe flores de brócolis al dente no vapor e reserve.

Para fazer o molho de calabresa comece retirando a película que envolve 2 linguiças calabresas. Corte-as em rodelas finas e leve-as a uma panela grande previamente aquecida em fogo alto. Deixe a linguiça fritar em sua própria gordura até que fique dourada (mexa de vez em quando).

Adicione 1 cebola grande picada, 3 dentes de alho amassados e deixe-e refogar até a cebola ficar translúcida. Junte 2 caixas de polpa de tomate, mexa, reduza o fogo para médio e deixe a panela semi tampada. Mexa de vez em quando.

Enquanto o molho apura, cozinhe a massa.

Quando a polpa de tomate estiver cozida e o molho encorpado (entre 15 e 20 minutos após começar a cozinhar), experimente o sal (eu nunca ponho sal neste molho), coloque uma colher de sobremesa de açúcar se achar que está um pouco ácido e 1/4 de xícara de cheiro verde picado. Misture ao molho as flores de brócolis reservadas e sirva sobre o penne cozido coroado por um bom parmesão.

SEXTA: meat loaf (bolo de carne) com purê de batata e cenoura e saladinha

Coloque o forno para aquecer a 180 graus.

Numa panela aqueça 1 colher de sopa de óleo e junte 1/2 xícara de champinhom picado, 1/2 xícara de cenoura ralada e 1/2 xícara de cebola picada. Tempere com sal e deixe refogar até ficaram macios. Reserve..

Numa tigela grande misture: 2 ovos batidos, 1/4 de xícara de leite, 3 colheres de ketchup, 1 colher de mostarda, 1 colher de molho inglês, sal, 1 xícara de farinha de rosca e o refogado de vegetais reservado.

Coloque na tigela, junto com os temperos 1 kg de carne moída e misture com as mãos até ficar homogêneo.

Forre uma assadeira com papel alumínio, unte com óleo e molde um bolo de 20X10 cm.

Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos

Retire do forno e pincele com a mistura de 1/2 xícara de ketchup, 1/4 de xícara de açúcar mascavo e 2 colheres de mostarda.

Volte para o forno por mais 15 ou 20 minutos (até a cobertura começar a dourar).

Retire do forno e deixe repousar por 10 minutos antes de servir, para não quebrar.

Sirva com purê de batata e cenoura e saladinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s