Menu semanal: de 16 a 20 de novembro de 2015

Iniciamos uma semana curta, com feriado na sexta-feira. Todo mundo já começa mais animado.

Preparei uma sugestão de menu com pratos diferentes da maioria das receitas que já postei aqui.

Espero que gostem e aproveitem.

SEGUNDA: carne moída com bacon e ervilha, tiras de banana da terra grelhadas, arroz e feijão

Carne moída: aqueça 1 colher de sopa de óleo numa panela. Assim que estiver quente, coloque 1/4 de xícara de bacon em cubos pequenos. Logo que o bacon começar a dourar, adicione 500 gr de carne moída e deixe-a refogar até que fique escura, soltinha e completamente cozida (mexa de vez em quando para desfazer os grumos que se formarem. Junte 1 cebola picada e 2 dentes de alho amassados. Assim que a cebola estiver translúcida, adicione 1/2 xícara de ervilhas congeladas e 1/4 de xícara de azeitonas picadas. Tempere com sal e pimenta e mexa bem. Caso esteja muito seca, adicione água aos poucos até ficar mais úmida. Se quiser engrossar o caldinho que se forma no funda da panela, misture 1 colher de chá de maisena em um pouquinho de água coloque na panela e mexa até que engrosse.

Banana: descasque 2 bananas da terra e corte em fatias finas no sentido do comprimento (se preferir, pode cortá-las em rodelas também) Reserve. Numa frigideira aqueça 2 colheres de manteiga e 1/2 colher de sopa de óleo. Tempere as bananas com sal e pimenta e arrume-as na frigideira em uma única camada (se precisar, repita a operação até acabar com as bananas. Deixe em repouso por uns 2 ou 3 minutos (ou até que fique dourada do lado encostado na frigideira), vire e deixe dourar do outro lado também. Retire da frigideira e coloque em papel absorvente.

Sirva a carne moída e as bananas douradas com arroz e feijão.

TERÇA: papelote de salmão com mangas, arroz integral e brócolis assado

Compre porcionado ou corte o filé de salmão em toletes de aproximadamente 10cmX6cm, sem a pele (4 pedaços de salmão). Corte pedaços de papel manteiga que caibam os pedaços de salmão com bastante folga.

Arrume 1 quadrado de papel sobre a bancada, sobre ele coloque alguns cubos de manga, tempere com sal, pimenta do reino e umas gotinhas de vinagre. Sobre a manga, arrume o salmão. Tempere com sal, pimenta do reino, 1 colher de chá de óleo e 1 colher de chá de saquê ou vinho branco. Feche o papel como se fosse um bombom, vedando bem para o vapor não escapar. Leve ao forno pré aquecido por 15 ou 20 minutos. Sirva.

Lave 1 maço de brócolis, corte em flores, arrume num refratário e tempere com 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino. Leve ao forno pré aquecido até que comece a ficar dourado. Sirva com o papelote de salmão e arroz integral.

QUARTA: lombo suíno na geleia de laranja com arroz, feijão preto e farofa de ovos

Tempere uma peça de aproximadamente 1kg de lombo suíno com sal, pimenta e alho picado. Besunte o lombo com 2 colheres de chá de óleo e cubra totalmente com geleia de laranja (faça uma camada fina). Deixe repousar por 1 hora aproximadamente.

Na panela de pressão, aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Doure a peça de lombo por todos os lados. Junte 1 cebola grande picada e misture. Acrescente água ou algum caldo de sua preferência até cobrir a metade do lombo. Raspe bem o fundo da panela para tirar os grudadinhos que o lombo deixou. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos. Tire a pressão, abra a panela e espete uma faca de ponta fina para sentir a consistência da carne. Se ainda estiver dura, tampe e deixe ferver por 5 minutos e veja novamente. Repita a operação até que a carne esteja macia.

Retire o lombo da panela e deixe o molho ferver (com a panela aberta) até reduzir e começar a ficar brilhante. Se achar que está ralo, engrosse-o com 1 colher de chá de maisena diluída em pouca água.

Fatie o lombo e cubra com o molho grossinho.

Farofa: Numa panela aqueça 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de manteiga. Adicione 1/2 xícara de bacon picado em cubos pequenos. Assim que começar a dourar junte 1 cebola pequena picada e, assim que esta ficar translúcida, adicione 3 ovos. Mexa para que os ovos quebrem e fiquem como ovos mexidos. Junte 2 xícaras de farinha de mandioca torrada, mexa bem e corrija o sal. Se achar que ainda está úmida demais, coloque mais farinha até ficar a seu gosto. Sirva.

QUINTA: espaguete com iscas de filé, abobrinhas e shitakes grelhados e tomate concassé

Numa panela aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Doure 300 gr de filé mignon em iscas temperado com sal e pimenta do reino. Reserve.

Na mesma panela, coloque 2 abobrinhas pequenas cortadas em cubos, tempere com sal e pimenta do reino e deixe refogar até que a abobrinha esteja dourada. Reserve.

Ainda na mesma panela, coloque 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de manteiga. Assim que a manteiga derreter junte 1/2 cebola picada e 1 bandeja de shitakes higienizados e fatiados sem o cabo. Mexa rapidamente e acrescente 1/8 de xícara de vinho branco. Deixe que o vinho evapore e tempere com sal e pimenta do reino.

Retorne o filé e as abobrinhas para a panela e misture. Junte 2 tomates sem sementes cortados em cubinhos e temperados com sal, pimenta e 1/2 dente de alho picado. Por cima, coloque 500 gr de espaguete cozido de acordo com as instruções da embalagem. Coloque também 1 concha da água do cozimento da massa. Misture bem e sirva polvilhado com um bom parmesão.

SEXTA: filé de frango ao molho de espinafre com batatas rústicas assadas e saladinha

Tempere 500 gr de filé de frango com sal, pimenta do reino e 1 colher de chá de óleo. Grelhe os filés numa frigideira untada com azeite deixando-os dourados dos dois lados. Reserve.

Na mesma frigideira, coloque 1 dente de alho amassado e deixe começar a dourar.  Adicione 1 maço de espinafre cozido, escorrido e apertado para retirar toda a água e bem picado. Deixe-o refogar um pouco, tempere com sal e pimenta do reino e, por último 1 caixinha de creme de leite. Deixe ferver por 2 minutinhos e retorne os filés para a frigideira. Deixe levantar fervura novamente.  Sirva.

Batatas: Corte em cruz, no sentido do comprimento, 6 batatas médias, já higienizadas, mas ainda com a casca. De maneira que cada batata origine 4 pedaços. Unte um refratário com óleo. Polvilhe sal e pimenta do reino sobre o óleo. Arrume os pedaços de batatas sem sobrepô-los. Tempere as batatas com sal, pimenta do reino e azeite. Se gostar, coloque no refratário alguns dentes de alho inteiros e com casca.

Leve ao forno pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 45 minutos ou até as batatas ficarem macias e começarem a dourar. Sirva imediatamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s