Ceia de Natal VI: Acompanhamentos

Os acompanhamentos de uma ceia dependem muito das carnes escolhidas. Há uns que vão melhor com suínos, outros com bacalhau e assim por diante.

Coloco aqui sugestões bem diferentes para que possam fazer suas escolhas conforme o que terão em suas mesas.

carne de panela 2

  1. Arroz de brócolis com lâminas de alho

Aqueça 3 colheres de azeite numa panela grande. Junte 3 xícaras de brócolis cozido e bem picado, tempere com sal. Adicione 4 xícaras de arroz cozido e misture delicadamente. Reserve.

Em uma panela pequena coloque 1/2 xícara de óleo. Deixe aquecer. Junte 5 dentes de alho descascados e cortados em lâminas finas. Deixe fritar, mexendo sempre, até que atinja cor de guaraná. Retire as lâminas com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Sirva as lâminas de alho sobre o arroz.

 

2. Arroz amarelinho com ameixas secas

Numa wok ou panela grande, leve o suco de 6 laranjas ao fogo até que se reduza à metade do volume inicial.

Junte 1 colher de sopa de cúrcuma ou açafrão da terra, 1 xícara de champignons picados e 1/2 xícara de ameixas secas sem caroço picadas.

Quando voltar a ferver, junte 4 xícaras de arroz cozido e misture bem.

Deixe no fogo até estar tudo bem aquecido e sirva.

 

3. Arroz com passas e amêndoas ao perfume de espumante

Aqueça uma panela pequena e toste 1/2 xícara de amêndoas laminadas, mexendo sempre, até que estejam douradas. Retire as amêndoas da panela e reserve.

Numa panela grande aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Adicione 1 colher de chá de alho amassado e 1/2 cebola picada. Deixe refogar até que a cebola esteja translúcida. Junte 1/2 xícara de uvas passas e deixe que a mistura volte a ferver.

Acrescente 2 xícaras de arroz cru, tempere com sal e deixe aquecer. Junte 1/2 xícara de espumante e deixe-o evaporar. Por fim, adicione 4 xícaras de água, deixe o fogo no mínimo e aguarde que a água seque. Deixe repousar por 5 minutos.

Solte o arroz com passas com um garfo, coloque-o na travessa em que será servido, misture com as amêndoas e sirva.

Dica: você pode omitir as passas ou substituí-la por outras frutas secas como damasco picado ou cranberry.

strudel 62

4. Strudel de queijo brie com damasco

Unte uma assadeira com óleo e abra 1 embalagem de massa folhada (ainda gelada) sobre ela. No centro, polvilhe farinha de rosca para que o fundo não fique úmido e amolecido. Deixe aproximadamente 1 dedo de folga em cada ponta da massa.

Sobre a farinha, 1/4 de xícara de damascos picados. Por cima deles coloque 2 xícaras de queijo brie picado e numa terceira camada, mais 1/4 de xícara de damascos picados.

Dobre as pontas livres sobre o recheio e faça cortes nas laterais da massa (aproximadamente 1,5 cm) . Cubra o recheio com as pequenas fitas que se formaram, alternando os lados.

Feche toda a massa, pincele com shoyu e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por aproximadamente 40 minutos ou até que a massa fique bem dourada e crocante.

 

5. Couscous marroquino com vegetais e frutas secas

Numa frigideira untada com azeite grelhe 1 abobrinha média e 1 berinjela pequena cortadas em rodelas finas e temperadas com sal e pimenta do reino. Reserve.

Coloque 2 xícaras de trigo para couscous e 1/2 xícara de ervilhas congeladas numa tigela grande. Ferva 2 xícaras de água temperada com 2 colheres de sopa de azeite e sal. Assim que ferver, verta a água sobre o trigo, misture e cubra com um pano limpo. Deixe repousar por 5 minutos. Retire o pano e solte o couscous com um garfo.

Junte ao couscous berinjela, abobrinha, 1 xícara de brócolis cozido e picado, 1/4 de xícara de damascos picados, 1/4 de xícara de nozes picadas e 1/4 de xícara de castanhas de caju.

Experimente e corrija o sal, tempere com 2 colheres de sopa de azeite, coloque na travessa em que irá servir e leve à mesa.

Dica: Substitua os vegetais e as frutas pelas que desejar.

 

6. Purê de maçãs

Descasque, tire as semente e pique em cubinhos de 6 a 8 maçãs. Coloque suco de 2 limões sobre elas e misture bem.

Aqueça 1 xícara de água numa panela e, assim que ferver coloque as maçãs. Tampe e deixe cozinhar até que fiquem bem macias (aproximadamente 20 minutos).

Tempere com sal, pimenta do reino, 1 colher de chá de açúcar e 1 pitada bem pequena de canela em pó. Bata tudo com um mixer ou no liquidificador até que vire um purê.

Experimente e corrija os temperos a seu gosto. Adicione 1 colher de manteiga gelada e mexa vigorosamente até que ela derreta e se misture ao purê.

Dica: Este purê fica ótimo quando servido  com alguma castanha tostada sobre ele.

 

7. Farofa de Natal

Coloque numa panela 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de manteiga e leve ao fogo para derreter. Junte 1 cebola grande em pedaços médios e, assim que ela estiver translúcida, junte 1/2 xícara de bacon picado e deixe que dourem. Logo depois adicione 1 cenoura pequena ralada, 1/2 xícara de uvas passas, 1/2 xícara de azeitonas e 1 banana da terra em rodelas já grelhada (e douradinha).

Observe bem a quantidade de ingredientes na panela e coloque aproximadamente a mesma quantidade de farinha de mandioca (2 ou 3 xícaras). Finalize com um punhado de cheiro verde picado, misture bem e experimente e corrija o sal.

Dica: substitua ou omita os ingredientes de acordo com o gosto de sua família.

IMGP4866

Foto: Henrique Peron

8. Quiche 

Massa: 2 xícaras de farinha de trigo, 1 tablete de manteiga, 100 ml de água gelada, sal.
No processador bata farinha, sal e manteiga até virar uma farofa grossa. Junte aos poucos a água gelada até que se forme uma bola. Forme uma bolacha com a massa, embrulhe em filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
 Abra a massa com um rolo, forre uma forma com fundo removível cubra com papel manteiga e feijões crus. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 15 minutos ou até começar a dourar (de leve) as bordas da massa. Reserve.

Coloque o recheio que quiser. Ele deve estar frio para não ficar mole por baixo. (alho poró, queijos, espinafre, brócolis com cheddar, alcachofras, abobrinhas tostadas, escarola refogada com muçarela peito de peru com queijo branco, brie com damasco, cebola caramelizada, bacalhau….). No caso dos vegetais refogados e do queijo branco, é interessante deixá-los numa peneira para que drene todo o líquido.

 Complete com uma mistura de 2 ovos ligeiramente batidos, 1 caixinha de creme de leite, 100 ml de leite e sal. Dependendo do tipo de recheio, sobra um pouco de creme.
Leve ao forno pré aquecido por uns 20 ou 25 minutos ou até o creme ficar firme mas ainda macio.
9. Batatas rústicas ao alecrim
Corte 8 batatas no sentido do comprimento (com casca e tudo) e arrume-as numa assadeira. Tempere com sal, pimenta e azeite. Espalhe dentes de alho com casca e ramos de alecrim sobre as batatas. Leve ao forno pré-aquecido até que as batatas fiquem douradas (aproximadamente 1 hora).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s