Menu semanal: de 18 a 22 de janeiro de 2016

Depois de um período de férias, retomo as atividades normais do blog e do nosso grupo no Facebook.

No primeiro de menu, resolvi oferecer sugestões bem gostosas mas que não levam carne. Se você não consegue fazer uma refeição sem proteína animal, veja o que mais lhe apetece comer com os pratos sugeridos.

SEGUNDA: Omelete assado de espinafre e queijo, arroz, feijão e saladinha

Lave 1 maço de espinafre, solte as folhas e pique os cabinhos em pedaços pequenos. Numa panela aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Acrescente 1/2 cebola ralada e  2 dentes de alho amassados;  assim que o refogado parar de soltar vapor, adicione o espinafre. Deixe-o refogar até  que comece a suar. Tempere com sal e pimenta do reino, desligue o fogo e reserve.

Numa tigela grande bata 6 ovos até ficarem homogêneos mas sem criarem muita espuma. Misture 1 xícara de leite, 1/2 xícara de parmesão ralado, 1/2 xícara de muçarela ralada e o espinafre reservado. Coloque a mistura num refratário untado com manteiga e leve ao forno até que a superfície fique dourada (entre 30 e 40 minutos).

Sirva-o com arroz, feijão e uma saladinha verde.

 

TERÇA: Sopa creme de abóbora, pera e gorgonzola

Numa panela aqueça 1 litro de caldo de legumes (caseiro ou de cubinhos). Assim que ferver coloque 1 kg de abóbora em cubos, 3 peras descascadas (sem as sementes) em cubos e 1 batata média em cubos para cozinhar.

Assim que ficarem bem macias, bata com um mixer ou no liquidificador até obter um creme homogêneo e leve. Volte para a panela, adicione mais caldo se ficar um creme muito grosso, corrija sal e pimenta e reserve.

Na hora de servir coloque o creme de abóbora e pera numa tigelinha ou prato fundo e polvilhe com salsinha picada e gorgonzola esfarelado.

 

QUARTA: Escondidinho de vegetais e palmito com saladinha

Numa panela aqueça 1 colher de sopa de manteiga e duas colheres de sopa de azeite. Assim que a manteiga derreter acrescente 3 dentes de alho amassados. Refogue por 2 ou 3 minutos e junte 1 xícara de floretes de brócolis, 1/2 xícara de ervilhas congeladas, 1/2 xícara de milho verde, 1/4 de xícara de pimentão vermelho picado (opcional), 1/4 de xícara de tomate sem pele e sem semente picado e 1 xícara de palmito em rodelas. Refogue, tempere com sal e pimenta do reino e adicione 2 colheres de sopa de requeijão. Corrija o sal, se necessário.

Cozinhe cerca de 500 gr de mandioquinha (também chamada de batata baroa e batata salsa) descascada em água e sal. Assim que estiver macia, escorra e passe pelo espremedor. Volte a mandioquinha para a panela, leve ao fogo médio e acrescente 2 colheres de sopa de manteiga e leite até que atinja a consistência desejada, mexendo sempre. Corrija o sal e tempere com pimenta do reino.

Arrume os vegetais com requeijão no fundo de um refratário, cubra com o purê de mandioquinha e polvilhe com uma mistura de 3 colheres de sopa de parmesão e 3 colheres de sopa de farinha de rosca. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos até que a crostinha de queijo fique dourada.

Retire do forno e sirva com salada verde.

 

QUINTA: Espaguete com coração de alcachofra, tomatinhos e limão siciliano

Cozinhe 500gr de espaguete  em água e sal de acordo com as instruções da embalagem. Escorra, volte para a panela, adicione 2 colheres de sopa de manteiga, misture e reserve.

Enquanto o espaguete cozinha, faça a mistura de alcachofra. Numa panela, aqueça 3 colheres de azeite. Adicione 3 dentes de alho amassados e, assim que estiverem opacos e refogados, junte 2 xícaras de fundos de alcachofras em conserva (sem o líquido). Refogue por 3 minutos e junte 1 e 1/2 xícara de tomatinhos inteiros. Refogue por mais uns 3 minutos, tempere com sal e pimenta. Junte as raspas de 1 limão siciliano e 3 colheres de sopa de suco do limão. Polvilhe com 3 colheres de sopa de salsinha picada.

Coloque a massa na tigela em que irá servir, misture com o refogado de alcachofras e tomatinhos e misture. Polvilhe com bastante parmesão ralado e sirva imediatamente.

 

SEXTA: Sanduíche de queijo brie, cebola roxa caramelizada com nozes e rúcula

Faça a cebola caramelizada:  numa panela coloque 1kg de cebola roxa em rodelas finas, 1 xícara de açúcar mascavo, 1 colher de chá de gengibre fresco ralado (opcional), 1/2 xícara de vinagre, 1 colher de sopa de pimenta dedo de moça picada (opcional), sal e pimenta do reino. Leve ao fogo médio até atingir ponto de geleia (soltar do fundo da panela). Aqueça uma frigideira sem nada dentro. Adicione 1/2 xícara de nozes picadas e, mexendo sempre, toste as nozes até que fiquem mais douradas. Retire imediatamente da frigideira para que não queimem. Assim que as cebolas esfriarem, misture as nozes com elas. Reserve.

Abra o pão na metade (ciabatta e focaccia são perfeitos para este sanduíche mas outros pães também podem ser utilizados). Aqueça 1 colher de manteiga numa frigideira e toste as duas metades do pão até que fique dourado mas sem torrar.

Arrume metade do pão num prato, coloque sobre ele fatias de queijo brie, por cima do queijo coloque uma colherada generosa da cebola caramelizada e, para finalizar, arrume algumas folhas de rúcula e feche com a segunda metade do pão. Sirva imediatamente.

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Menu semanal: de 18 a 22 de janeiro de 2016

  1. Bom dia,
    Há umas 2 semanas vc postou uma receita de cebola caramelizada com brie é nozes. Maravilhosa essa cebola. Quero saber se posso congelar e Qto tempo dura na geladeira dentro de um vidro esterilizado com tampa? Obrigada

    Enviado do meu iPhone

    >

    Curtir

    • Oi Roberta, congelar eu não recomendo. Ela pode ficar aguada ao descongelar. Num vidro bem vedado ela dura uns 15 dias na geladeira. Para garantir a durabilidade, coloque o vidro por 10 minutos em água fervendo, deixe escorrer sobre um pano limpo e adicione as cebolas.
      Fico muito feliz que tenha gostado da receita. Beijos, Clau.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s