Menu semanal: de 15 a 19 de fevereiro de 2016

Voltamos com a nossa programação normal. Sei que muita gente espera este menu para organizar a semana então resolvi voltar com os posts.

Hoje coloco receitas mais frescas por causa desse calor absurdo. Vamos a elas?

Salada Caesar

SEGUNDA: Salada Caesar com frango grelhado

Molho (um pouco mais leve que o tradicional): Bata no liquidificador 1  xícara de iogurte grego natural, 5 filets de anchova (aliche), 1 xícara de maionese, 2 colheres de azeite, 3 colheres de suco de limão, 2 colheres de molho inglês, 1/4 de xícara de parmesão ralado, 1 colher de sopa de alho espremido, 1 colher de sopa de mostarda, sal e pimenta do reino. Depois de homogêneo, coloque num pote e reserve na geladeira.

Frango: tempere 500 gr de filezinhos de peito de frango (aqueles mais estreitos e úmidos que o filé tradicional) com sal, pimenta do reino, 1 colher de sopa de alho picada e 1 colher de sopa de mel. Grelhe os filezinhos até que fiquem bem dourados e cozidos. Reserve.

Croutons: você pode usar croutons prontos ou fazer os seus em casa. Corte 4 fatias de pão de forma sem casca em cubos pequenos. Numa frigideira coloque 3 colheres de sopa de azeite. Assim que aquecer, coloque 2 dentes de alho inteiros e adicione os cubinhos de pão. Mexa de vez em quando. Quando os cubinhos estiverem dourados, tempere-os com sal, pimenta do reino, orégano ou a erva seca que gostar mais. Retire da panela e coloque em papel absorvente.

Montagem: no fundo da tigela que irá servir (tem que ser grandinha) coloque todo o molho reservado. Por cima coloque 1 maço de alface romana (ou a que gostar mais) higienizada e grosseiramente rasgada e, se quiser, 1 cenoura ralada. Mexa bem até que todos os vegetais estejam envolvidos pelo molho. Coloque sobre os vegetais o frango e os croutons. Polvilhe tudo com parmesão ralado grosso e sirva imediatamente.

 

TERÇA: Pescada grelhada com gergelim e arroz com abobrinha e limão

Arroz: numa panela aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Adicione 1 colher de sopa de alho e 2 xícaras de arroz. Deixe refogar por 2 minutos e junte sal, raspas de 1 limão e 1 abobrinha ralada. Mexa e adicione 4 xícaras de água. Deixe a panela semi tampada até a água quase secar. Junte o suco de 1 limão, tampe a panela e deixe repousar por 10 minutos. Sirva com filé de pescada grelhada, temperada com sal e pimenta e polvilhada com gergelim.

 

QUARTA: Panqueca de carne e saladinha

Bata no liquidificador 1 xícara de leite, 2 ovos, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de café de fermento em pó, sal e 1 xícara de farinha de trigo. Deixe descansar por 10 minutos. Aqueça uma frigideira rasa e vá colocando a massa aos poucos e rodando a frigideira para formar os discos de massa. Repita a operação até que a massa termine.

Prepare o recheio: refogue 500 gr de carne moída até ficar marrom, adicione 1/2 cebola cebola e 2 dentes de alho picados e assim que estiverem cozidos, junte 1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas e 3 colheres de sopa de cheiro verde picado. Tempere com sal e pimenta. Adicione água até a metade do nível da carne na panela. Junte 2 colheres de farinha de trigo em forma de chuvinha e mexa vigorosamente para deixar o recheio cremoso. Cozinhe a farinha por uns 5 minutos e retire do fogo.

Coloque um pouco da carne no centro do disco de massa, enrole as panquecas e arrume-as num refratário. Aqueça em forno baixo na hora de levar à mesa. Sirva com molho de tomate e parmesão ralado. Acompanhadas de uma saladinha.

 

QUINTA: Filet de frango grelhado, espinafre refogado com shimeji e arroz integral

Filés: Tempere 700 gr de filé de frango com sal e pimenta, junte 2 dentes de alho amassados e 1 colher de sobremesa de ervas finas ou alguma outra erva seca. Misture e deixe marinar por 30 minutos. Grelhe os filés em etapas, sem encher muito a frigideira, até que fiquem cozidos e dourados. Reserve em local aquecido.

Espinafre: desmembre 1 bandeja de shimeji e passe um papel absorvente seco para higienizá-lo. Numa panela aqueça 1 colher de manteiga  e 1/2 cebola picada. Assim que a cebola estiver translúcida, junte o shimeji e 2 colheres de sopa de vinho branco. Tempere com sal. Assim que o shimeji começar a suar e o vinho tiver evaporado, retire da panela e reserve. Na mesma panela coloque 2 colheres de sopa de azeite. Junte 1 colher de sopa de alho picado e deixe refogar por um minuto. Adicione as folhas de um maço de espinafre e deixe que murche. Tempere com sal. Retorne o shimeji para a panela de espinafre, deixe que a mistura volte a ferver e sirva com o filé de frango e arroz integral.

 

SEXTA: Salada de massa para o verão

Cozinhe 500 gr de fuzilli (pode ser integral também), escorra, coloque numa tigela grande, adicione 1 colher de sopa de manteiga e deixe esfriar mexendo de vez em quando.

Misture à massa já fria: 150 gr de presunto cru rasgado, 1 xícara de cubinhos de melão, 1 xícara de bolinhas de muçarela de búfala e folhinhas de manjericão. Tempere com sal, pimenta do reino, azeite e suco de limão. Misture bem e leve à geladeira até a hora de servir.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s