Menu semanal: de 22 a 26 de fevereiro de 2016

Novamente segunda-feira e mais uma vez nos preocupamos sobre o que nós e nossas famílias comeremos nas refeições. Aqui estão dicas bem frugais e gostosas. Espero que gostem.

carne de panela 2

SEGUNDA: Peixe grelhado ao molho de alho poró, arroz de salsinha e batata sauté

Arroz de salsinha: misture 2 xícaras de arroz cozido com 2 colheres de sopa de salsinha bem picada, aqueça e sirva.

Batata sauté: cozinhe em água e sal 3 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos. Escorra a água com a batata cozida mas ainda firme. Numa panela aqueça 2 colheres de sopa de azeite com 1 colher de sopa de manteiga. Junte 1 colher de sopa de alho picado e deixe refogar até começar a dourar. Junte as batatas cozidas, tempere com sal e pimenta do reino e polvilhe com cebolinha picada.

Molho de alho poró: fatie a parte branca de 2 alhos porós. Coloque numa peneira a lave bem. Numa panela aqueça 2 colheres de sopa de azeite. Junte o alho poró fatiado e deixe refogar até que murche. Tempere com sal e pimenta e adicione 1/4 de xícara de vinho branco. Assim que o vinho evaporar completamente, junte 1 caixinha de creme de leite, corrija o sal se necessário deixe ferver por 2 minutos e sirva sobre os filés de peixe já grelhados.

 

TERÇA: Carne seca acebolada, arroz, feijão preto e purê de abóbora

Carne: No dia anterior coloque 1kg de carne seca cortada em cubos de molho. Troque a água umas 4 vezes até que perca o excesso de sal.

Despreze a água do molho, coloque a carne seca numa panela de pressão e cubra-a com água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos (conte a partir do momento que começar a chiar). Retire a pressão, abra a panela e espete um cubo de carne com uma faca fina. Se estiver macia, escorra a água e reserve a carne, se ainda estiver dura, volte ao fogo por mais 5 minutos, repita a operação até que amoleça.

Fatie 2 cebolas grandes. Numa panela grande aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Junte as cebolas e, assim que começarem a murchar, junte a carne seca reservada. Mexa e deixe no fogo até que a cebola esteja bem macia e a carne seca envolvida por ela. Polvilhe com cheiro verde picado e sirva.

Purê de abóbora: corte 750 gr de abóbora japonesa em cubos (eu já compro os cubos feitos). Coloque para cozinhar no vapor até que estejam bem macios. Bata os cubos já cozidos com um mixer. Numa panela derreta 2 colheres de sopa de manteiga, acrescente a abóbora, tempere com sal e pimenta e misture. Caso esteja muito firme, acrescente leite até chegar à consistência desejada. Corrija o sal se necessário e sirva com a carne seca, arroz e feijão preto.

 

QUARTA: Carne de panela, arroz, feijão e saladinha

Carne: corte aproximadamente 1kg carne (músculo, acém, paleta – eu usei filet de costela) em pedaços grandes, tempere com sal e pimenta. Na panela de pressão aqueça 2 colheres de óleo. Doure a carne até que fique corada por todos os lados (se quiser facilitar este processo, além de sal e pimenta, salpique açúcar na carne. Para um aroma especial, coloque 1 pitada pequena de canela em pó). Junte 1 cebola grande ou 2 cebolas médias picadas e 4 dentes de alho amassados. Deixe que refoguem até que a cebola fique translúcida. Adicione 1 xícara de polpa de tomate e 2 xícaras de água. Tampe a panela e leve ao fogo. Depois de 30 minutos que começar a ferver, retire a pressão e abra a panela. Espete a carne com um garfo. Se o garfo entrar na carne facilmente, ela estará cozida. Caso contrário, tampe e deixe ferver por mais 5 minutos. Assim que a carne estiver cozida, adicione de 6 a 8 batatas descascadas e cortadas pela metade se forem grandes. Deixe as batatas cozinharem sem pressão, mexendo de vez em quando. Se secar demais, adicione mais água. Mas o molho não deve ser muito aguado. Assim que as batatas cozinharem, corrija o sal e junte 2 colheres de sopa de salsinha picada. Sirva com arroz, feijão e saladinha verde.

 

QUINTA: Canelone de 4 queijos com molho de tomate e manjericão

Para comermos um canelone em casa, não precisamos apelar para aqueles prontos que a gente nunca tem certeza do que tem dentro.

Comece preparando o recheio: amasse 150 gr de ricota, tempere com sal, pimenta e azeite e misture bem com 1 xícara de muçarela ralada no ralo grosso, 1 xícara de requeijão e 1 xícara de gorgonzola esfarelado (use os queijos que mais gostar), tempere com pimenta do reino e experimente para saber se o sabor está bom ou se ainda precisa de algum tempero.

Abra uma massa para lasanha fresca de boa qualidade (daquelas que não necessitam de cozimento e que são macias e ficam na geladeira do supermecado) e coloque um pouco do recheio no centro dela. Enrole como uma panqueca e arrume num refratário.

Cubra com molho ao sugo, polvilhe com folhinhas de manjericão e leve ao forno pré aquecido em temperatura baixa até ficar bem quente (de 20 a 30 minutos).

Sirva com parmesão ralado por cima.

Dica 1: varie o recheio. Coloque ricota, passas e nozes; ricota, espinafre e cubinhos de bacon dourados ou ricota, rúcula fatiada e tomate seco picado; presunto e queijo ou outros queijos ralados (brie, provolone…).

Dica 2: varie o molho: bolonhesa, rosé, de queijos….

Dica 3: faça a receita de molho ao sugo dobrada e congele a sobra para usar em outra oportunidade.

 

SEXTA: Filé de frango a milanesa com arroz de brócolis e chuchu gratinado

Filés de frango: Comece comprando 750 gr dos filets de frango mais fininhos que encontrar. Se não conseguir, coloque os filets mais grossinhos entre dois plásticos e bata com um martelinho até que fiquem bem finos mas sem quebrar.

Tempere os filets com sal, pimenta do reino, 1 colher de chá de alho bem picado, um tico de vinagre e óleo.(segredo 1: para a casquinha grudar é necessário colocar óleo no tempero, caso contrário ela fica se soltando depois).

Passe os filets já temperados por farinha de trigo, depois por claras de ovos e por último em farinha de rosca. (segredo 2: utilize apenas as CLARAS, assim a fritura não espumará e não escurecerá. Já notaram que quando utililizamos as gemas os filets que fritamos por último ficam escuros demais? Assim você pode fritar muitos filets e todos ficarão douradinhos e lindos como os da foto).

Aqueça óleo em uma frigideira e frite os filets aos poucos. Se lotarmos a frigideira, o óleo esfria e, em vez de fritarmos, cozinharemos os filets em óleo.

Vire assim que estiverem dourados do lado de baixo e retire da frigideira quando estiverem completamente dourados e crocantes. Deixe em papel absorvente até a hora de servir.

Arroz de brócolis: Aqueça 3 colheres de azeite numa panela grande. Junte 3 xícaras de brócolis cozido e bem picado, tempere com sal. Adicione 4 xícaras de arroz cozido e misture delicadamente. Reserve.

Em uma panela pequena coloque 1/2 xícara de óleo. Deixe aquecer. Junte 5 dentes de alho descascados e cortados em lâminas finas. Deixe fritar, mexendo sempre, até que atinja cor de guaraná. Retire as lâminas com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Sirva as lâminas de alho sobre o arroz.

Chuchu gratinado: Descasque, pique em cubos e cozinhe 4 chuchus médios em água e sal até que fiquem al dente. Não deixe amolecer demais.

Unte um refratário com azeite. Coloque os chuchus cozidos, tempere com sal e pimenta e mais um pouco de azeite.

Misture 1 copo de requeijão com 1 caixinha de creme de leite e um pouquinho de noz moscada, coloque sobre o chuchu e polvilhe com 1/2 xícara de parmesão ralado misturado com 2 colheres de sopa de farinha de rosca.

Leve ao forno pré aquecido até que o parmesão fique dourado.

Obs. Esta é uma ótima receita para aproveitar aqueles restinhos de queijo que ficam na geladeira. Você pode ralar no ralo grosso ou desfazer o queijo com a mão e misturar com a mistura de creme e requeijão. Dá um saborzinho ótimo e evita desperdícios

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s