Menu semanal de 29/02 a 04/03 de 2016

Hoje é o último dia de fevereiro, impressionante como o tempo passa rápido.

Assim como o tempo, nossos dias também são corridos e quando nos damos conta, já está na hora da refeição. Por isso, nesta semana, preparei um menu de pratos bem práticos e rápidos.

Espero que gostem e que seja útil.

creme vegetariano

Creme de legumes

SEGUNDA: Creme de legumes com tortinhas de queijo branco

Tortinha chancliche 2

Tortinha de queijo branco

Cozinhe 2 batatas, 2 mandioquinhas, 2 cenouras, 1 cebola, 3 dentes de alho amassados, 2 talos de salsão salsão, sal e pimenta até ficar tudo bem macio. Bata com um mixer até ficar tudo homogêneo. Corrija o sal se necessário. Sirva em pratos fundos com um fio de azeite por cima.
Para as tortinhas de queijo branco faça um recheio com 200 gr de queijo branco em cubinhos bem pequenos, sal, pimenta, 2 colheres de sopa de azeite e 1 pitada de orégano.

Unte as forminhas, forre com um quadrado de massa folhada (comprada pronta), polvilhe o fundo com farinha de rosca e coloque 1 colher de sopa de recheio. Feche a massa, pincele com ovo batido e coloque para assar até a massa folhada ficar crocante. Em vez de colocara em forminhas, você pode fazer pasteizinhos folhados da mesma maneira.
Sirva tudo junto e bem quentinho.

 

TERÇA: Espaguete ao molho de parmesão e filet de frango grelhado.

Este molho fica pronto no tempo em que a massa cozinha. Portanto, quando quiser uma refeição pronta em menos de meia hora, pode recorrer a esta receita.

Coloque numa panela 1 xícara de leite, meia xícara de vinho branco, 1 copo de requeijão (pode ser light) e 1 caixa de creme de leite. Tempere com sal e noz moscada ralada, se gostar. Assim que a mistura ferver adicione 2 xícaras de parmesão ralado, reduza o fogo, e mexa até o queijo derreter completamente. Sirva sobre a massa acompanhada de filet de frango grelhado.

 

QUARTA: Coxas marinadas na geleia de laranja, purê de mandioquinha e salada verde

Arrume aproximadamente 1kg de coxas de frango num refratário. Tempere-as com sal e pimenta. Reserve.

Em uma tigela coloque 2 colheres de sopa de geleia de laranja (ou outra geleia de sua preferência: damasco, figo, pera, maçã…), 2 colheres de sopa de mostarda (usei Dijon), 1 colher de sopa de alho picado e 1/4 de xícara de vinho branco. Misture bem (vai formar um tempero cremoso) e espalhe sobre as coxas com auxílio de uma colher.

Deixe marinar por pelo menos 1 hora e depois leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos ou até ficar bem dourado.

Sirva com purê de mandioquinha ou outro de sua preferência e saladinha verde.

 

QUINTA: Penne com salmão em lascas, ervilhas e limão

Comece grelhando  500 gr de salmão temperado com sal e pimenta em uma frigideira com 1 colher de sopa de óleo. Depois de grelhado, desfaça-o em lascas.
Numa panela derreta 1 colher de manteiga, junte 1/2 xícara de ervilhas congeladas e tempere com sal e pimenta.
Na tigela em que irá servir coloque as lascas de salmão, as ervilhas, raspas e suco de 1 limão, 1 concha da água do cozimento da massa e o penne já cozido. Coloque um fio de azeite e 2 colheres de sopa de salsinha picada (opcional). Corrija o sal se necessário. Misture bem e sirva imediatamente.Se gostar, adicione algumas alcaparras também. Fica ótimo.

 

SEXTA: Frango ao curry com maçãs

Aqueça 2 colheres de sopa de óleo numa panela e seque 700 gr de iscas de frango. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte 3 dentes de alho e 1 cebola grande picados e, logo que a cebola ficar translúcida junte 1 colher de sobremesa de gengibre em pó e 2 colheres de sopa de curry. Mexa bem e coloque 1 garrafinha de leite de coco e 1 caixinha de creme de leite. Deixe ferver até a mistura engrossar um pouco. Corrija o sal e junte 3 maçãs firmes descascadas e em cubos médios. Assim que a mistura voltar a ferver, junte 1 colher de mel. Verifique a consistência do molho, se estiver muito ralo, engrosse com um pouquinho de maizena. Corrija o sal se necessário. Retire do fogo e sirva com arroz basmati ou uma mistura de arroz branco com ervilhas refogadas, arroz polvilhado com coco ralado fresco fica uma delícia também..

Anúncios

2 pensamentos sobre “Menu semanal de 29/02 a 04/03 de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s