Crumble de tomates

crumble de tomates 2

 

Esta receita é super versátil. Você pode fazer em potinhos individuais bem pequenos e servir num coquetel, pode fazer em potes maiores, mas ainda individuais, e servir como entrada ou pode colocar num refratário grande e servir num almoço ou jantar como acompanhamento.

O crumble de tomates é praticamente uma bruschetta invertida e, por isso mesmo, delicioso. Vejam como é simples o preparo e apetitosa a apresentação.

Retire as sementes de 4 tomates bem vermelhinhos. Pique-os em cubinhos e coloque-os numa tigela. Tempere com 3 colheres de sopa de azeite, sal, pimenta do reino, 2 dentes de alho amassados e folhas inteiras de manjericão (se forem das pequenas, melhor). Misture bem e deixe repousar por 30 minutos para que solte bastante líquido.

Leve 2 pães franceses amanhecidos e sem casca ao processador e bata até ficar uma farofa (serve alguma bolacha salgada que já não esteja tão crocante). Misture 1 xícara de parmesão ralado, pimenta do reino e 2 colheres de sopa de salsinha bem picada.

Unte um refratário com óleo. Coloque os tomates no fundo (pegue com uma escumadeira para ir o mínimo de líquido possível para o refratário). Cubra todo o tomate com a mistura de pão e parmesão, adicione um punhadinho de muçarela ralada e leve ao forno até que a camada de pão esteja dourada e crocante.

Decore com uma folhinha de manjericão. Sirva quentinho, enquanto a casquinha está crocante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s