Carne de panela

Carne de panela c

Numa segunda-feira sempre pensamos em um almoço com comida da infância depois dos exageros típicos do final de semana.

Hoje posto um clássico dos paladares da infância. Fiz esta carne ontem, da maneira mais simples possível e ficou deliciosa. Servi com arroz, feijão e salada de agrião. Espero que gostem.

Numa panela de pressão aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Coloque a carne (eu usei aproximadamente 1 kg de músculo que veio em dois pedaços mas você pode usar acém, paleta e até um coxão duro). Deixe a carne dourar dos 2 lados, cerca de 10 minutos de cada lado, tempere com sal e pimenta dos dois lados. Adicione 2 folhas de louro.

Carne de panela e

Adicione 2 colheres de sopa de alho picado e 1 cebola grande em rodelas finas. Deixe refogar até que a cebola fique translúcida. Coloque 1 colher de sopa de açúcar mascavo (pode substituir por mel ou até açúcar branco) e 1/2 xícara de vinho tinto. Quando tiver quase evaporado, junte 2 colheres de sopa de extrato de tomate, aquele mais grossinho e pastoso. Assim que voltar a ferver, junte 3 xícaras de água e tampe a panela.

Assim que começar a chiar, conte 20 minutos, tire a pressão e espete a carne com uma faca fina. Se a faca entrar e sair com facilidade, e a carne estiver macia, desligue o fogo. Se ainda estiver rígida, tampe novamente e repita a operação apo´s 10 minutos.

A minha estava bem durinha, demorou 50 minutos para ficar pronta e bem macia, como gosto. Como demorou bastante no fogo, o molho foi secando e tive que adicionar mais água para que não virasse um caramelo no fundo da panela. Tome cuidado.

Como cozinha muito a cebola e o alho se desmancham e viram um creme junto com o vinho e o tomate.

Tire da panela, despreze as folhas de louro, fatie, arrume numa travessa com o molho por cima e polvilhe com salsinha picada.

Sirva com arroz, massa na manteiga, purês em geral, polenta… com o que gostar mais ou com o que tiver na geladeira.

Uma excelente semana a todos, Clau.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s