Shakshuka

shakshuka 2

Este é um prato sem carne, de origem tunisiana ou algeriana, não consegui uma fonte segura. Sei que é muito apreciado em Israel. Ele geralmente é picante mas, se você não gosta ou tem crianças em casa, faça sem pimenta e sirva um molho de pimenta a parte para quem gosta.

Numa panela rasa, como uma frigideira grande ou uma wok aqueça 3 colheres de sopa de óleo refogue 1 cebola grande picada juntamente com 3 dentes de alho também picados até que a cebola fique translúcida. Adicione 1 colher de chá de pimenta caiena em pó e 1/2 colher de chá de cominho. Frite por alguns instantes.

shakshuka 3

Junte 2 latas de tomate pelado com o suco. Tempere com sal. Desfaça os tomates com uma colher e deixe ferver até que o molho engrosse (uns 15 ou 20 minutos).

Abaixe o fogo e corrija o sal do molho. Em uma tigelinha quebre um ovo (cuidado para não estourar a gema) e coloque com cuidado sobre o molho, repita a operação até que tenha colocado todos os ovos (coloco, em média, 2 ovos por pessoa), tempere-os com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe os ovos cozinharem no molho (em média de 7 a 10 minutos, depende do fogão e de como a família gosta da gema.

Desligue o fogo, polvilhe com salsinha picada e sirva com pão sírio ou arroz branco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s