Bolinhos de batata com recheio de carne moída

Bolinho de batata 2

Este bolinho me transporta para a infância. Minha mãe sempre fazia. E eu continuo apaixonada por ele.

O recheio você pode variar. Pode ser frango, palmito, camarão, brócolis com catupiry, o que tiver na geladeira.

Para mim o tradicional é o de carne moída com ovo cozido picado. Coloco umas gotinhas de molho de pimenta e preciso me segurar para não comer demais.

bolinho da batata 4

Em primeiro lugar você deve cozinhar 1 kg de batatas (asterix, aquela de casca rosa, é melhor) com casca e tudo. Assim que estiverem macias, passe pelo espremedor e descarte as cascas. Obs: não precisa descascar, ao passar pelo espremedor as cascas ficam presas do lado de dentro e a batata amassada cai na tigela. Deixe esfriar (super importante).

Enquanto a batata esfria, faça o recheio. Cozinhe 3 ovos. Coloque-os na panela, cubra-os com água fria e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, conte 11 minutos e estará no ponto. Deixe esfriar um pouco, descasque e pique os ovos.

Bolinho de batata 1

Numa panela aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Adicione 500 gr de carne moída e deixe refogar até que todo o líquido que ela soltar tiver evaporado e ela esteja bem marrom. Junte 1/2 cebola picada e 1 dente de alho amassado. Refogue por mais 3 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino. Adicione 1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas, 3 colheres de sopa de salsinha picada e misture. Junte os ovos cozidos e picados e misture delicadamente para não desmanchar a gema toda. Reserve.

Faça a massa. Numa tigela grande coloque a batata espremida já fria, 1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente, 1 ovo, sal e 1 xícara de farinha de trigo. Misture bem usando uma colher no início e as mãos no final do processo. Se a massa ficar muito mole (depende da umidade da batata) coloque mais farinha aos poucos para que o resultado final não fique duro.

Pegue pequenas porções de massa, abra na palma da mão e recheie com a carne moída. Passe pela farinha de trigo (apenas pela farinha) e frite em óleo quente com chama média.

bolinho da batata 4

Esses bolinhos são uma festa!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s