Pescada grelhada com tomatinhos e pesto acompanhada de arroz integral e salada de cenoura com vinagrete de laranja

basil-829776_1280

Hoje resolvi postar um menu completo. Ele é leve, de sabor marcante e delicioso. Fora que tudo é bem rapidinho de ser feito. Vocês podem aproveitar cada uma das receitas e servir com outras combinações. O pesto pode ser servido misturado à uma massa, a pescada servida com polenta ou purê ou o vinagrete de laranja com outra salada qualquer, por exemplo. Espero que gostem.

Pescada: tempere 750gr  filets de pescada com sal e pimenta e grelhe-os numa frigideira com 2 colheres de sopa de azeite. Reserve. Na mesma frigideira aqueça 1 colher de sopa de azeite, refogue 1/2 cebola picadinha e, assim que ela estiver transparente, junte 1 xícara de tomatinhos cereja ou sweet grape inteiros. Coloque um pouco de vinho branco, tempere com sal e pimenta do reino e deixe no fogo até o vinho evaporar e a pele dos tomatinhos começar a abrir. Sirva os tomates sobre os filets de pescada e finalize com uma colher de sopa de pesto.

Pesto: bata no liquidificador 1 maço de manjericão, 3 colheres de sopa de parmesão, 3 colheres de sopa de nozes picadas, 1 colher de chá de alho picado e vá adicionando azeite até ficar um creminho leve. Mais fino que um patê. Experimente e veja se precisa de sal, depende do queijo.

Vinagrete de laranja: coloque numa tigela suco coado de 2 laranjas, 1 colher de sopa de vinagre de maçã, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de mostarda, sal, pimenta do reino e salsinha picada. Misture bem. Adicione azeite em fio, batendo sempre (movimentos de quem bate ovos para omelete) até que a mistura emulsione e fique com aparência cremosa. Sirva sobre cenoura crua ralada ou sobre moedinhas de cenouras cozidas.

Monte o prato com 1 pescada e seus acompanhamentos, 1 porção de arroz integral e outra da salada de cenoura.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s